quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DICAS PARA A VENDA DO SEU IMÓVEL


Se você quer vender o seu imóvel, primeiro tem que decidir o preço correto de venda.
É uma decisão importante que você tem que tomar, pois os compradores fazem comparações com os preços de outros imóveis, similares ao seu, à venda na mesma área.
Um bom trabalho de corretagem imobiliária pode ajudá-lo a determinar o preço de mercado de sua propriedade de maneira que você obtenha o preço “cheio” que tanto deseja.
O objetivo do corretor é vender o seu imóvel o mais rápido possível, pelo maior preço que puder ser alcançado, e com o menor esforço, estresse e envolvimento de sua parte.
Algumas coisas a serem consideradas quando você determina o preço de venda:
• qual a data de construção do seu imóvel e como esta o seu estado geral de conservação?
• está precisando de reforma?
• por que preço alguns imóveis similares ao seu foram vendidos nesta área?
(lembre-se, o seu imóvel só vale o preço que alguém estiver disposto a pagar por ele)
Quando se está vendendo um imóvel não há uma garantia de que o comprador vai simplesmente tocar o seu interfone, visitar o imóvel e fechar o negócio.
Na maioria dos casos, você tem que levar o seu imóvel até o comprador. Um trabalho de marketing bem feito ajudará a sua propriedade ser divulgada, com total sigilo e segurança, de maneira a atrair compradores querendo fechar negocio e prontos para lavrar a escritura.
Utilizando o serviço personalizado, seu imóvel será colocado no mercado através da utilização dos mais modernos métodos de comunicação existente no seguimento imobiliário, inclusive sendo visualizado na internet.
Na maioria das vezes, quando um comprador for levado para ver seu imóvel, ele não vai só “dar uma olhada” e sim fazer uma verdadeira inspeção.
A primeira impressão do comprador ao visitar seu imóvel é muito importante.
A comparação de preços que geralmente é feita, decorrente da situação do mercado de imóveis na sua área, não é o único fator que influenciará o seu objetivo de alcançar o preço top que você deseja. A aparência e o estado geral do seu imóvel é que irá gerar uma reação emocional no comprador, e o desejo de fechar o negócio.
Mas você tem que gastar o menos possível preparando seu imóvel para ser vendido.
Um comprador certamente ficará impressionado vendo uma cozinha com armários modulados novos, no entanto ele não vai querer pagar um valor extra por isto…
Abaixo você encontra um resumo com algumas dicas (pode utilizá-lo como um checklist) que irá ajudar você a vender seu imóvel mais rápido e auferindo o melhor preço que por ele pode ser cobrado:
Paredes, tetos, pisos, carpetes, cortinas, luminárias e ventiladores de teto:
• Uma mão de tinta faz uma tremenda diferença. Não se esqueça de retocar os rodapés.
• Tirar poeira, limpar e lustrar as luminárias e ventiladores de teto.
• Tirar poeira, lavar ou limpar as cortinas.
• Limpar os carpetes.
• Encerar os pisos.
Estantes, prateleiras, closet e armários:
• Organize os objetos nas prateleiras.
• Doe os objetos, roupas e utensílios que você não precisa ou não usa mais.
• Comece a embalar os itens que você não irá precisar nos próximos meses.
• Embale todas as roupas que estão fora da estação.
• Dobre os lençóis, fronhas, edredons, colchas, toalhas e pendure as roupas como se estivessem dispostas num anúncio de venda de closets e armários embutidos.
• Cheire os armários e/ou closets, e se tiver odor de roupa guardada há muito tempo, espalhe sabonetes ou saches com o odor de sua preferência. Idem para sapateiras.
Eletrodomésticos, maçanetas, puxadores e acessórios para cozinha e banheiro:
• Certifique-se de que todos os eletrodomésticos funcionam perfeitamente.
• Verifique se há torneiras ou chuveiros pingando e conserte-os.
• A banheira ou hidromassagem funciona perfeitamente?
• A porta do blindex abre e fecha suavemente?
• Lustre todos os acabamentos, puxadores, e maçanetas de metais e troque os que estiverem danificados ou descascando.
Janelas, portas, espelhos e iluminação:
• Certifique-se de que todas as portas abrem e fecham sem fazer barulho.
• Idem para portas dos closets e armários.
• Os espelhos têm alguma mancha ou trincado? Em caso positivo, troque-os.
• Vidros das janelas e espelhos têm que estar brilhando.
• Verifique se há lâmpadas queimadas e troque-as.
• Se houver cantos escuros, crie iluminação.
Mais uma coisa: já está comprovado que compradores em potencial se sentem mais à vontade quando os proprietários não estão presentes durante sua visita.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mercado imobiliário brasileiro abre portas para a conexão global


O Corretor Global edição Brasília, trouxe aos profissionais da Capital Federal uma nova perspectiva sobre o mercado globalizado. O evento ocorreu na manhã da última quinta-feira (30), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contou com 150 participantes.
O CEO do Redimob, Alessandro Stüpp, fez a abertura do evento pontuando a importância do corretor de imóveis ter relacionamentos com outros mercados. “O investimento em parcerias internacionais impacta em mais negócios locais”, disse Alessandro.
O Presidente do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (COFECI), João Teodoro apresentou números do mercado que comprovaram por que o Brasil é visto como um lugar seguro para investir. “Se em 2011, o percentual de investidores que apostavam no Brasil era de 4,4%, este número saltou para 18,6% em 2012. A tendência para o setor este ano é de estabilidade, mas com um mercado ainda crescente”, pontua João Teodoro.
Ultrapassar barreiras para conquistar novos mercados é o desafio de quem busca atuação global. O CEO da franquia imobiliária Coldwell Banker Brasil,Vitor Patacas, pontuou que o MLS (Multiple Listing Service) é uma das plataformas que permite a conexão com o mercado global. “Esta base de dados possibilita ao corretor fazer seu trabalho de forma segura, apresentando dados técnicos e precisos sobre o mercado”, afirma.
Mercado imobiliário no mundo online
Com o tema “Corretor de imóveis conectado”, o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Distrito Federal (CRECI-DF), Hermes de Alcântara Filho, alertou que as mudanças de mercado obrigam o corretor a ter nova postura. “O conhecimento não pode estar restrito apenas ao produto que ele esta vendendo. O cliente hoje quer mais informações sobre o mercado,” ressalta.
Neste mundo conectado, o especialista em Marketing Digital e Mídias Online, Gustavo Zanotto, reforçou que o comprador do imóvel está presente nas novas mídias. “Cerca de 51% dos clientes buscam informações sobre imóveis através de vídeos. Ferramentas, como a geolocalização também são o futuro da venda do imóvel. O corretor deve investir em estratégias online para alcançar este cliente”.
Para encerrar o debate, o diretor de Marketing do Redimob, Leonardo Stuepp Jr. apresentou o tema: “Mídias Sociais e Mercado Imobiliário”, onde enfatizou o papel do corretor de imóveis na nova sociedade. “É um especialista em relacionamento e o seu principal produto é a informação. Investindo em um conteúdo relevante e buscando interação com a sua rede de amigos, você alcançará destaque no mercado”.
No Corretor Global edição Brasília também foi realizado o sorteio final da promoção “Coldwell Banker leva você aos EUA”. O ganhador foi Jorge Ávila, que foi pré-sorteado no Corretor Global edição Porto Alegre. O premio dá direito a passagens aéreas, inscrições no Realtors Conference & Expo, hospedagem com direito a um acompanhante e participação na edição internacional do Corretor Global, que ocorrerá paralelamente, no mês de novembro.